No entanto, ainda há mais de 200 pessoas desalojadas em outros lugares da cidade.
Na terça-feira, 20, o nível do Rio dos Sinos começou a baixar, permitindo que as últimas famílias abrigadas no Ginásio Celso Morbach pudessem retornar para suas casas. Desde a última sexta-feira, 16, o ginásio, localizado no Centro da cidade, abrigou aproximadamente 350 pessoas que foram afetadas pelas enchentes na região. Com o retorno, às famílias receberam doações de alimentos, roupas, colchões, itens de higiene e limpeza, além de terem sido transportadas em caminhões do 19° Batalhão de Infantaria Motorizada (Bimtz) do Exército Brasileiro.
No entanto, ainda existem pessoas desalojadas em outros locais, sendo 20 na Associação Meninos e Meninas de Progresso (Ammep), 155 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Chico Xavier, 12 no Centro de Espiritualidade Padre Arthur (Cepa) e 20 no CTG do loteamento São Geraldo. O titular da Secretaria Municipal da Assistência Social (SAS), Fábio Bernardo, ressaltou que é hora de recomeçar e destacou a importância das doações, voluntários e da equipe do governo nesse processo de acolhimento. Ele afirmou que foi feito um trabalho intenso para garantir o melhor acolhimento durante os dias de angústia e agora as famílias podem retornar para casa com itens que atendem minimamente às suas necessidades, o que é extremamente significativo para essa retomada.
A partir da quarta-feira, 21 de junho, as doações devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social (SAS), localizada na rua São Joaquim, 600, Centro. O ginásio Celso Morbach será utilizado apenas pelas equipes responsáveis por separar e organizar as doações, que serão enviadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Foto: Divulgação/PMSL