O Rio Grande do Sul será afetado por uma massa de ar polar que ingressa no Estado já na sexta-feira (9), com possibilidade de neve e geada no fim de semana. Segundo a MetSul Meteorologia, o avanço será acompanhado por ventos fortes, oriundos de uma área de baixa pressão ciclônica que se deslocou da Argentina.
O vento deverá atingir velocidades de 30 km/h a 50 km/h na maior parte do Estado, podendo chegar a 70 km/h no Sul e no Leste, especialmente nas regiões costeiras e ao redor da Lagoa dos Patos.
LEIA TAMBÉM: Estado encaminha projeto para Polícia, Brigada e Bombeiros; entenda
De acordo com a MetSul, a presença da massa de ar frio resultará em um significativo resfriamento das temperaturas. No final de semana, as madrugadas serão marcadas por temperaturas baixas, com mínimas em torno de 6ºC a 7ºC em Porto Alegre, e possíveis marcas negativas nas áreas de maior altitude do RS.
Além disso, há uma expectativa de geada e possibilidade de neve em municípios de áreas elevadas do Nordeste gaúcho. Ainda conforme a MetSul, a combinação do vento forte e das baixas temperaturas resultará em uma sensação térmica reduzida, especialmente nas áreas serranas e no Nordeste do Estado. Pode ainda ocorrer chuva ou chuvisco congelado em cotas mais baixas de altitude nos cerros do Sul.
LEIA TAMBÉM: Exames para motorista agora são “high-tech”; entenda