O Detran-RS concluiu a implementação de uma série de melhorias nos exames para habilitação de condutores. Um novo sistema de registro das provas práticas agiliza a transmissão dos dados, possibilitando baixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital em até 24 horas. Já o novo “layout” da prova teórica eletrônica melhora a navegação e facilita a leitura.
“O objetivo é qualificar o sistema em termos de segurança, confiabilidade, agilidade; mas também aumentar os índices de aprovação nas provas”, explica o chefe da Divisão de Exames, João Silveira.
Ele avalia que o uso da tecnologia tem ajudado nessas questões, ao melhorar a experiência do candidato, de modo a refletir em seu resultado final na busca pela Habilitação.
Exame prático
O novo aplicativo é instalado em smartphone de uso exclusivo. O exame começa com a identificação do candidato através de biometria (identificação facial). Em seguida, o examinador registra a etapa da baliza no aplicativo, que controlará o tempo a partir do início da prova. Para a etapa do percurso, o examinador aciona a câmera no aplicativo, enquanto o GPS monitora o trajeto e o examinador registra as etapas da prova. Ao final, o examinador comunica o resultado ao candidato e os dados são transmitidos. As imagens são de uso interno do Detran, para consultas em caso de recurso do candidato.
Exame teórico
As principais alterações no novo layout da prova teórica são os botões de navegação entre as questões, o destaque da alternativa escolhida, o relógio com tempo regressivo e a indicação de cores para sinalizar o término. Também foi acrescentada navegação direta para as questões na tela de revisão.
LEIA TAMBÉM: Hospital amplia Centro Cirúrgico e moderniza CME em projeto de reestruturação