O projeto foi apresentado em evento no último sábado, 29 de julho, e teve como convidada a ilustradora Fabiane Langona.
Como forma de reconhecer e homenagear mulheres que fizeram a diferença no Vale do Sinos, o Projeto Protagonistas do Vale vai narrar a trajetória de 10 personalidades relevantes para a região. A iniciativa, inédita na Vale, vai transformar essas trajetórias em histórias em quadrinhos, também chamadas de HQs.
Serão homenageadas personalidades que atuaram em diferentes áreas como economia, educação e cultura. As contribuições de cada uma delas para o desenvolvimento local serão eternizadas por 10 duplas de escritoras e ilustradoras. Essas publicações darão origem a três mil boxes, contendo um exemplar de cada HQ, que serão distribuídos gratuitamente em escolas, bibliotecas e instituições inseridas em locais de vulnerabilidade social de todo o Vale.
“Nosso objetivo com o projeto é tornar conhecidas as contribuições dessas mulheres. Por isso, além dos gibis, produziremos materiais pedagógicos, com sugestões de atividades para trabalhar as HQs em sala de aula. Todo esse material, além das histórias e entrevistas com as escritoras e ilustradoras do projeto, ficarão disponíveis em um plataforma online, ampliando assim o acesso aos conteúdos”, explica Camila Borniger, da Simples Assim, produtora cultural responsável pelo projeto.
Ela destaca ainda que a iniciativa envolve majoritariamente mulheres, desde as protagonistas selecionadas até as profissionais que irão escrever e ilustrar as histórias. A escolha do formato, acrescenta Camila, tem por objetivo usar o imaginário coletivo das heroínas e ainda trazer uma linguagem leve e acessível para os mais jovens.
Workshop deu início ao projeto
Além da valorização das personagens, o projeto, cujo lançamento está previsto para 2024, busca também promover a capacitação feminina. Um dos primeiros passos, além da seleção das protagonistas e do levantamento das informações que servirão de base para os gibis, é a realização de um workshop sobre quadrinhos.
A atividade ocorreu no dia 29 de julho na Feevale e teve como convidada a ilustradora Fabiane Langona. A jornalista e artista visual autodidata, já teve trabalhos publicados em diversos jornais e revistas nacionais e em países como França e Espanha. Atualmente, publica a charge semanal Hora do Café e a tira diária Viver Dói, no jornal Folha de S. Paulo.
A programação do workshop contou com uma parte teórica, na qual foi apresentada a história das HQs, gêneros, estilos e referências. Já na segunda parte, foram realizados exercícios práticos com as participantes.
Sobre Fabiane Langona:
Fabiane Langona é jornalista graduada pela Famecos/PUCRS e artista visual autodidata. Trabalha como cartunista, ilustradora e autora de quadrinhos, além de explorar uma diversidade de estilos e técnicas através da pintura e escultura.
Começou sua carreira nas artes gráficas como assistente de redação da Revista MAD in Brazil, onde também publicou seus primeiros trabalhos. É autora dos livros Uma Patada com Carinho (Troféu HQ Mix Melhor Publicação de Humor Gráfico) e Algumas Mulheres do Mundo, assim como do gibi A Mediocriação dos Afetos.
Teve seus trabalhos publicados nos mais diversos jornais e revistas nacionais e internacionais, como Revista Piauí, Revista Quatrocincoum, TPM, O Estado de S. Paulo, Courrier Internacional (FRA), Stripburguer (ESL), Mongólia (ESP) entre outros.
Atualmente, publica a charge semanal Hora do Café, assim como a tira diária Viver Dói, ambas no jornal Folha de S. Paulo. No momento, está em fase de preparação para publicação do seu novo livro, que tem lançamento previsto para novembro de 2023.