A paciente de 29 anos está sendo medicada com Tamiflu, mas o exame que confirma se está com a gripe A (H1N1) ainda deve levar alguns dias. Sábado haverá vacinação contra nova gripe
Cristiane Cunda [email protected]
Uma mulher de 29 anos está internada desde o último sábado, 08, com suspeita da Gripe A (H1N1).
De acordo com a secretária de Saúde de Novo Hamburgo, Clarita de Souza, a paciente deu entrada com uma infecção respiratória mais grave do que seria para uma gripe comum, por isso foi iniciado o tratamento com o medicamento Tamiflu. O resultado confirmando a doença ainda deve levar em torno de sete dias para sair.
Clarita ainda conta que desde janeiro já foram coletadas amostras de oito pessoas suspeitas de estarem com a nova gripe, mas os quatro resultados que ficaram prontos tiveram resultado negativo. Ela ressalta ainda que a vacinação é fundamental e que a Administração Municipal está fazendo sua parte, mas precisa que a população também cumpra com a sua.
“O que temos de diferencial neste ano é a possibilidade da vacina. Então é muito importante que as pessoas dos grupos prioritários procurem se imunizar. Precisamos ainda melhorar a vacinação da etapa de 20 a 29 anos e das gestantes que estão em 50% da meta, as outras obtiveram o resultado esperado”, diz a secretária de Saúde.
Sábado é dia de vacinação contra Gripe A
Neste sábado, dia 15, o município se mobiliza novamente para ampliar o número de vacinados contra o vírus Influenza A (H1N1). A quinta e última etapa da estratégia nacional de vacinação é voltada aos adultos entre 30 e 39 anos, mas pessoas incluídas nos grupos prioritários que já passaram e não se vacinaram (profissionais de saúde, os indígenas, as gestantes e os portadores de doenças crônicas), ainda devem ir até os postos e tomar a dose.
“Sábado será uma grande mobilização. Todas as Unidades Básicas de Saúde, Casa de Vacinas, além de postos montados na Praça do Imigrante, Supermercado Bourbon e Unidão estarão aplicando doses da vacina contra gripe A das 8h às 17h. É uma via de duas mãos, então precisamos que a população compareça e se imunize para que a doença continue controlada”, conclui Clarita de Souza.
Locais de Vacinação:
Casa de Vacinas (Joaquim Nabuco, 610 – Centro)
UBS Primavera (Boa Saúde, 618 – Primavera)
UBS Rondônia (Balduíno Michel, 100 – Rondônia)
UBS Liberdade (Kurt Wacker, 14 – Liberdade)
UBS Rincão (Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)
UBS Roselândia (Aquarius, 133 – Roselândia)
UBS Canudos (Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)
UBS Lomba Grande (Odete Correa Schuck, 125 – Lomba Grande)
UBS Santo Afonso (Assuncion, 85 – Santo Afonso)
UBS Iguaçu (Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)
UBS Kraemer (Américo Vespúcio, s/nº – São Jorge)
UBS Kephas (Bernardo Ludvig, s/nº – São José)
UBS São Jorge (Jabuti, 308 – São Jorge)
UBS Guarani (Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)
UBS Boa Saúde (Saturno, 202 – Boa Saúde)
UBS Redentora (Tamoio, s/nº – São José)