As propostas definidas na 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo serão apresentadas na Conferência Estadual, nos dias 11 e 12 de março. O evento municipal, realizado em fevereiro, reuniu representantes do setor público, privado e da sociedade civil para discutir prioridades ambientais.
Entre os temas debatidos, destacaram-se a redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação a desastres, justiça climática, descarbonização da economia, inclusão social, governança e educação ambiental. A conferência reforçou a necessidade de uma governança climática eficiente.
LEIA TAMBÉM: Dia Internacional da Mulher: desigualdade de gênero persiste no mercado de trabalho
O secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Bertotti, destacou a importância da Conferência ao relembrar a enchente que atingiu o município em maio do ano passado, afetando centenas de moradores e danificando a infraestrutura da cidade.
“Estamos nos recuperando aos poucos, com certeza muito mais rápido do que a natureza se recupera da degradação ambiental provocada pelo ser humano”, pontuou o secretário.
Dentre as medidas propostas, estão o planejamento da arborização urbana, realocação de moradores em áreas de risco por meio da criação de parques urbanos e mapeamento contínuo da drenagem pluvial. Também foram sugeridas melhorias nas Defesas Civis municipais, políticas para a proteção de animais afetados por enchentes e criação de grupos comunitários para prevenção socioambiental.
LEIA TAMBÉM: Obras de asfaltamento alteram o trânsito no centro de Novo Hamburgo