Superlotação da unidade levou direção da casa de saúde a suspender a entrada de novas gestantes
A direção do Hospital Municipal de Novo Hamburgo comunicou o Ministério Público nesta terça-feira que a Unidade B, a maternidade, está temporariamente fechada para a entrada de novos pacientes.
A decisão foi tomada em razão da superlotação do setor, que recebe gestantes em tratamento, em trabalho de parto ou para algum outro procedimento médico. A Unidade B conta com 18 leitos, mas outros quatro leitos extras foram disponibilizados para atender a demanda.
A falta de leitos vem se acentuando desde o final do ano passando. Em dezembro, foram registrados 163 nascimentos no Hospital Municipal. Em janeiro, este número subiu para 216.
Neste mês, o aumento no número de partos permanece. Até às 11h30min desta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, já nasceram 100 crianças. Já em janeiro, no mesmo período, o número de nascimentos era menor: 94.
Não há previsão para a reabertura da unidade, pois isto depende de quando as pacientes atualmente internadas no Hospital terão alta. Por enquanto, casos de urgência que chegam ao Hospital continuam sendo atendidos. Porém, em outras situações, as gestantes são recomendadas a procurar outro hospital da cidade ou da região.