Pereira cumpriu a decisão do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a posse da direção eleita no tribunal gaúcho.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
José Aquino Flores de Camargo assumiu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJ-RS em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 06.
Leia Mais
“Houve uma posse e existe um presidente”, afirma Marcelo Bandeira Pereira sobre presidência do TJ-RS
Marcelo Bandeira Pereira transmitiu a posição, cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF. Na última quarta-feira, 1°, suspendeu a posse da direção eleita, determinando que permaneçam nos cargos os dirigentes da gestão anterior. Como o ex-presidente Léo Lima se aposentou, o cargo ficou com Aquino, que era o 1º vice-presidente.
Pereira prestará esclarecimentos ao STF, além de tentar garantir que o recurso impetrado pelo TJ-RS, que busca validar a posse da nova gestão, seja julgado na quarta-feira. O desembargador disse que tentará sensibilizar o Supremo, mostrando que o Judiciário gaúcho vive uma crise diante da suspensão da posse de toda a administração eleita.
Para Aquino, é “muito penoso” assumir a presidência nessa situação, já que concorreu com Pereira na eleição em dezembro, sendo derrotado por um voto de diferença. Ele acredita que a eleição foi legítima e que o TJ-RS conseguirá reverter a situação.
Informações de Correio do Povo
FOTO: Emílio Pedroso / Agência RBS