Porto Alegre é a segunda capital com mais pessoas com excesso de peso. Grau de escolaridade está relacionada com a questão, informa pesquisa.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Porto Alegre é a segunda capital brasileira com maior percentual de pessoas acima do peso, empatada com Rio Branco (AC), ambas com 54%. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, dia 27, os dois estão atrás apenas de Campo Grande (MS), 56%.
O estudo apontou que 51% dos brasileiros maiores de18 anos está acima do peso ideal. Este excesso atinge 54% dos homens e 48% das mulheres. Realizada desde 2006, esta foi a primeira vez que a pesquisa indicou o percentual de maiores de 18 anos acima de 50%. Neste período, o índice era de 43%.
“Essa tendência de crescimento ou mostra que todos nós assumimos o tema do excesso de peso como grave para a saúde publica, ou chegaremos muito rapidamente aos mesmos patamares de países como o Chile e os Estado Unidos”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Para a realização da pesquisa, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Vigitel 2012 consultou 45 mil brasileiros com mais 18 anos das 26 capitais e do Distrito Federal. Os dados recolhidos serão utilizados pelo governo para planejar programas de combate a doenças.
ESCOLARIDADE – As informações mostram que o excesso de peso está relacionado ao nível de estudo. Ao todo, 57,3% das pessoas com até oito anos de estudo está acima do peso. Já para aqueles que têm entre nove e 11 anos de escolaridade, o percentual é 46,7% e os com mais de 12, 48,4%.
Informações de Correio do Povo
FOTO: ilustrativa / globo.com