As 1.109 prisões feitas em São Leopoldo foram efetuadas graças às mais de 12.000 ocorrências atendidas.
O 25º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelos municípios de São Leopoldo, Portão e Capela de Santana, realizou estudos de diagnóstico e análise no início de julho, com base nas ações realizadas no primeiro semestre de 2023.
Durante esse período, a unidade realizou diversas operações com o objetivo de prevenir crimes e preservar vidas. Graças à efetiva prevenção e repressão qualificada em seus municípios de atuação, o 25º BPM alcançou números recordes de redução criminal. Destaca-se a diminuição de homicídios, roubos de veículos, roubos a pedestres, estabelecimentos comerciais e residências. Também merece destaque a redução dos índices de furtos e arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais nos meses de maio e junho, crimes altamente voláteis e difíceis de prevenir.
A visibilidade do policiamento ostensivo, as barreiras e as operações pontuais, aliadas a uma forte atividade de inteligência policial, resultaram na prisão de centenas de criminosos nos municípios de atuação do batalhão.
Além das ações ostensivas de repressão qualificada, o 25º BPM também investiu na prevenção primária por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e da Patrulha Escolar, com ações direcionadas à comunidade escolar. A Patrulha Maria da Penha realizou inúmeras visitas, proporcionando mais segurança e orientação às vítimas, enquanto a Base Móvel Comunitária promoveu a aproximação entre a Brigada Militar e a comunidade, criando um ambiente mais seguro em sua área de atuação.
A unidade é responsável por grande parte das prisões no Vale do Sinos e pela abordagem de pessoas e veículos, resultando em centenas de prisões e milhares de abordagens no primeiro semestre de 2023.
A Brigada Militar também atuou na proteção das crianças, realizando operações pontuais voltadas para a comunidade escolar, além de atuar em situações de catástrofe, como a passagem do ciclone extratropical, que deixou inúmeras pessoas desabrigadas e em risco de vida em todo o estado.
Segundo o Comandante do 25º BPM, Tenente-coronel Alexsandro Goi, o sucesso alcançado é resultado da união do efetivo, do compromisso com as comunidades e da liderança transmitida aos policiais militares, que, motivados e qualificados, potencializam sua atuação em todas as áreas de responsabilidade do 25º BPM.
Confira os dados completos: