Problemas digestivos e infecções bacterianas são mais comuns quando há altas temperaturas, alerta especialistas.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
A conservação e o consumo inadequado de alimentos pode gerar uma série de problemas digestivos, como gastroenterites agudas e as infecções bacterianas. De acordo com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – Iamspse, estes males são comuns durante a época das altas temperaturas.
A gastroenterologista do Hospital do Servidor Público Estadual, Débora Poli, alerta que é preciso ter a certeza de que os ovos estejam bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas e higienizadas adequadamente.
“Outro alimento frequentemente consumido nesta época do ano e que oferece risco são as ostras e os mariscos. É importante verificar a procedência desses alimentos, que são consumidos crus”, explica Poli.
Para manter a hidratação é indicado o consumo de água pura ou de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais e chás (evitar os chás preto e mate, que contêm grande quantidade de cafeína) e também de frutas, em especial melancia e melão.
“Os refrigerantes são ricos em açúcares e não são recomendados pelo teor calórico e nos casos de diarreia. Já o álcool, por si só, é um agente agressor da mucosa [revestimento interno] do aparelho digestivo. Qualquer forma de bebida alcoólica pode apresentar quadro de gastrites e piora do refluxo, com a típica sensação de queimação ou azia, até dor abdominal e diarreia”, finaliza.
Informações de Portal R7
FOT: ilustrativa / whatzhotandnot.com
