Foi a primeira vez que um prefeito do município assumiu o cargo.
O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, se tornou, nesta terça-feira, 06, o primeiro prefeito de Campo Bom na história a assumir a Presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entidade que representa as 497 cidades gaúchas. A cerimônia de posse ocorreu durante a realização do 41º Congresso de Municípios do RS, em Restinga Sêca, evento que contou com a participação do governador Eduardo Leite.
O prefeito, no discurso de posse, destacou que este é um dos dias mais felizes da sua vida, especialmente da sua vida política, e agradeceu a todos que estiveram ao seu lado nesta caminhada. “Temos que ser capazes de fazer política como imaginávamos e sonhávamos antes de virarmos políticos. Com ideias e ideais. É justamente isso que me encanta neste desafio”, afirmou. “O municipalismo é a nossa única bandeira e essa bandeira ergo hoje com o mesmo orgulho que sempre levantei a meu PDT de Brizola e de minha mãe. Viva a Famurs. Viva o Rio Grande que se une e só divide conquistas.”
Orsi havia sido oficialmente eleito pelos demais prefeitos gaúchos no dia 18 de maio para a gestão 2023/2024. Ele é agora o 42º presidente da história da federação.
O prefeito confirmou a indicação de Professor Nado, ex-candidato ao Senado Federal, como o novo coordenador-geral da entidade. Como vice-presidentes, ele terá: Jonas Fernando Hauschild, prefeito de Tucunduva; Marcelo Arruda, de Barra do Rio Azul; Mário Augusto de Freire Gonçalves, de Dom Pedrito; José Alberto Panosso, de Frederico Westphalen; Carlos Alberto Bohn, de Mato Leitão; Evandro Luis Massing, de Palmeira das Missões; e Gilson Adriano Becker, de Vera Cruz.