Empresas de transportes adicionavam água e ureia para aumentar o volume do produto destinado à elaboração de leite UHT das marcas Líder, Mumu, Italac e Lativida.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia oito de maio, nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão contra cinco transportadoras suspeitas de adulterar 100 milhões de litros de leite cru distribuído para indústrias de laticínios no Rio Grande do Sul desde abril de 2012. O ato foi realizado pelo Ministério da Agricultura, o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul – MPE e a Receita Estadual.
De acordo com o MPE, amostras coletadas no comércio da capital gaúcha durante as investigações (denominas de Leite Compen$ado) encontraram adulterações em 14 lotes de leite. O Ministério da Agricultura informou que os pacotes já foram retirados do mercado.
A ureia é usada para compensar a perda nutricional do leite provocada pela adição de água. Ela contem formol, substância que pode causar câncer,informa a Organização Mundial de Saúde e pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer.
Dos lotes encontrados a irregularidades, se estima que foram misturados 90 litros de água para cada mil litros de leite. Se acredita que uma tonelada de ureia foi adicionada aos 100 milhões de litros de leite adulterados. O Ministério Público informou que isso pode ser considerado como um crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal.
“Com o aumento do volume do leite transportado, os ‘leiteiros’ [intermediários entre os produtores e a indústria] lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro”, acrescentou o Ministério Público.
Saiba quais foram os lotes que apresentaram adulteração
Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)
Italac Semidesnatado L12KM1)
Bom Gosto/Líder UHT Integral (lote TAP1MB)
Mumu UHT Integral (lote 3ARC)
Latvida UHT Desnatado (Registro 37/661)
Latvida UHT Semidesnatado (Registro 48/661)
Latvida UHT Integral (Registro 36/661)]
Latvida Semidesnatado (Registro 48/661)
Latvida Integral (Registro 24/661)
Informações de Valor.com.br
FOTO: ilustrativa