Após mais de nove meses de trabalho, será lançado nesta terça-feira, o site do acervo de Alceu Feijó. Pioneiro no fotojornalismo do Rio Grande do Sul e detentor de mais de 120 mil negativos, Feijó é apontado como o fotógrafo que ficou mais tempo em atividade no Brasil – quase 70 anos. Nascido em São Francisco de Paula e radicado em Novo Hamburgo, ao longo de seu trabalho em veículos como a Folha da Tarde, Correio do Povo, O Cruzeiro, Revista do Globo e Jornal NH, ele registrou com suas lentes o desenvolvimento e grande parte da história de Novo Hamburgo e do Vale do Sinos.
Por conta da importância de seu trabalho no âmbito histórico e cultural, o projeto de criação do website foi contemplado no Edital de Fomento à Produção Artística e Cultural de Novo Hamburgo (Secult), idealizado por seus filhos, Áurea e Alceu Mário Feijó Filho. “Teremos 50 fotos disponíveis neste primeiro momento, todas com audiodescrição, pois o projeto também tem este viés da inclusão, além de textos, crônicas e até mesmo áudios do pai, retirados dos programas em que ele participava na Rádio ABC, do Grupo Sinos”, explica Áurea.
O lançamento oficial ocorre somente para convidados, tanto familiares quanto amigos e profissionais que trabalharam com ele, na Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo.