O Natal no João e Maria será festejado com um almoço especial no dia 25. Conforme a coordenadora do abrigo, Martia Amaral, as crianças ainda são pequenas e estão acostumadas a dormir cedo, por isso o jantar do dia 24 ocorre em horário normal. A expectativa maior das crianças é de acordar na manhã de Natal e encontrar seu presente na árvore.
Algumas crianças da casa têm a liberação de passar o Natal com suas famílias. Porém, das 28 crianças que residem no abrigo, apenas umas 10 passam o dia em outro lugar, que pode ser na sua família ou na casa de um padrinho afetivo.
Com as crianças que ficam no abrigo, é feito um almoço e um dia muito especial. “A idéia é fazer tudo especial, como em um lar, para que elas não tenham aquele peso de estar numa instituição e não poder ter o contato com a família”, afirma Martia.
No dia 25, tudo é diferenciado, desde a alimentação até as atividades. No almoço, além das crianças, os familiares das pessoas que trabalham na casa e pessoas amigas do abrigo também participam do almoço de Natal, ajudam na organização e nas atividades do dia. “É como se fosse uma grande família”, ressalta a coordenadora.
Para fazer o almoço, o abrigo recebe alguns donativos. “Por exemplo, para a festa de Natal, uma moça disse que irá mandar os picolés. Já outra garantiu que vai mandar refrigerante”, explica Martia.
O Abrigo João e Maria faz parte da Seção de Abrigos da Diretoria de Assistência Social, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Novo Hamburgo, assim como a Casa de Passagem, o Abrigo Querubim, o Lar do Menino e o abrigo para adultos Bom Pastor.