O curioso caso aconteceu em São Leopoldo durante manutenção do sistema de ar-condicionado em um veículo.
Centro de Comando e Monitoramento (Cecom) recebeu um chamado onde o proprietário de uma empresa de manutenção de ar-condicionado veicular relatou ter encontrado uma cobra no interior da tubulação do aparelho do automóvel.
Quando a equipe chegou no local, o dono do estabelecimento contou que avistou a cobra quando iniciou o serviço de manutenção no veículo. Os agentes do GDA (Grupamento de Defesa Ambiental) constataram se tratar de uma cobra-cipó. Com auxílio de ferramentas e com muita insistência o réptil foi retirado do duto do ar-condicionado.
Na mesma quinta-feira, 29, foi realizada a captura e a cobra foi solta no interior do Parque Imperatriz para se restabelecer em seu habitat.
Sobre a serpente:
Conforme o site Fauna Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a cobra-cipó é uma serpente não peçonhenta e possui corpo muito delgado e cauda muito longa. Alimentam-se de anuros e de lagartos. É ovípara e há registros de fêmeas que portam de quatro a 10 ovos. No bote, os indivíduos elevam a parte superior do corpo, inflam e achatam lateralmente o pescoço e escancaram a boca. Apesar de possuir veneno, essa espécie não é capaz de matar seres humanos.