Começaram neste mês as aulas da Oficina de Audiovisual para agentes de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Kephas. Ao longo das aulas, um documentário será produzido sobre a história do bairro.
A ideia do documentário surgiu após uma pesquisa de campo realizada pelo projeto Colorindo Caminhos em julho, em que se ouviu algumas das – tão pouco ou até mesmo desconhecidas – histórias sobre a chegada dos moradores neste ponto da cidade.
Sensibilizados pelos relatos, os integrantes do Núcleo de Audiovisual da Secretaria da Cultura (Secult) abriram uma turma para ensinar sobre audiovisual e fotografia as agentes, com autonomia para criarem as produções visuais quebrando paradigmas e preconceitos sobre o lugar e os moradores, bem como os reconhecendo por suas trajetórias, conquistas e talentos e proporcionando aos espectadores enxergarem o local com outros olhos.
“Em duas aulas, nós já conseguimos manusear a máquina (fotográfica), com excelência. Essa ação do “Colorindo” é essencial, porque o conhecimento que nós estamos adquirindo ali, podemos expandir mais tarde”, afirmou Monise de Souza da Rosa, uma das alunas da Oficina.
A Oficina é uma proposta do projeto Colorindo Caminhos e do Novo Hamburgo Polo Audiovisual, e conta com 7 módulos formativos, totalizando 10 aulas. Em cada módulo será abordada uma etapa da área de produção audiovisual. As aulas ocorrem todas as quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, em um das salas administrativas da USF, localizada na Rua Bernardo Dejalmo Ludwig, 41.
COLORINDO CAMINHOS
O Colorindo Caminhos é um programa intersetorial e transversal entre as secretarias da Cultura, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Segurança, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, que busca resgatar o potencial criativo e humano, reforçando o sentimento de pertencimento dos servidores públicos e da comunidade por meio da cultura.
NOVO HAMBURGO POLO AUDIOVISUAL
As oficinas de audiovisual integram um dos cinco eixos do programa Novo Hamburgo Polo Audiovisual. A iniciativa do Polo surge com a missão de desenvolver atividades que envolvam da formação ao estímulo, estabelecendo parcerias com o objetivo de possibilitar a inserção do município no circuito audiovisual, seja ele regional, nacional ou internacional. O programa é a construção da política audiovisual do município, com ações correlatas ao fomento, como atração de investimentos.
Diversas ações já foram feitas, como os editais em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) que juntos somam R$5.650.000,00 e a aquisição de equipamentos, como câmeras, gravadores e computadores, formando 70 kits que foram distribuídos em escolas do Município, territórios da cidade (Kephas, Santo Afonso, Canudos e Boa Saúde), assim como na Secult e Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, e a estrutura recém-chegada do Cinemóvel.
Foto: divulgação/PMNH