Para a promoção permanente da doação de sangue, os diversos hemocentros vinculados à Secretaria Estadual da Saúde (SES) estão com um calendário com mais de 100 ações externas ou aberturas aos sábados até o final do ano. A agenda periódica e permanente flexibiliza tanto os horários e dias de atendimento quanto os locais, abrangendo coletas em outros 22 municípios do Estado que não possuem um hemocentro.
Na região entre Sinos e Paranhana haverá plantões, iniciando neste sábado (24), com doação de sangue em Estância Velha, na Unidade Móvel do Hemorgs, que estará na Praça 1º de Maio, das 8h às 12h.
Na próxima semana, o calendário começa na terça (27) por Parobé, com coleta na UBS Integração, das 8h às 12h. Na quarta (28), a ação chega a Sapucaia do Sul, no Hospital Getúlio Vargas, das 8h às 12h. No sábado (31), as coletas voltam a Parobé, na UBS Integração, das 8h às 12h.
Para o último trimestre do ano, estão previstas outras 98 ações, sujeitas a alterações.
LEIA A EDIÇÃO DO JORNAL O VALE
Critérios e adesão
Para poder doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (sendo que menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou pelo responsável legal), pesar no mínimo 50kg (com desconto de vestimentas). Outros impeditivos temporários ou definitivos podem ser consultados nesta página.
Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 1,8% da população do Rio Grande do Sul doou sangue em 2022, o que representa 18 pessoas a cada 1.000 habitantes e um total de 213 mil de doações. O percentual está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população deve ser doadora.
LEIA TAMBÉM: Aumento de combustíveis na região é denunciado na Assembleia