A semana da Pátria em Novo Hamburgo foi marcada com os desfiles cívicos, onde cerca de 20 mil pessoas foram prestigiar o evento. No dia 7 de setembro, data que é comemorada a Independência do Brasil, foi a vez da Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, receber a parada, que contou com a participação de mais de 40 entidades. Um dia antes, 6 de setembro, foi a comunidade de Lomba Grande, que este ano foi até a Estrada José Affonso Höher, para prestigiar a manifestação. As duas atividades foram promovidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED) e a Comissão Organizadora dos Festejos Alusivos à Semana da Pátria. Este ano, os desfiles celebraram Hamburgo Velho – Patrimônio Histórico Nacional, Origens, narrativas e memórias da cidade de Novo Hamburgo e a homenagem especial foi para o artista Ernesto Frederico Scheffel – Abrindo Caminhos para a diversidade cultural do Município. Nestas edições a cidade não recebeu o desfile militar em função dos protestos contra o parcelamento dos salários dos servidores estaduais.
Na Avenida Pedro Adams Filho, o desfile foi aberto com a chegada do fogo simbólico da pátria, que foi conduzida pelos atletas dos Corredores de rua de Novo Hamburgo (Corvale). A chama foi recebida pelo prefeito Luis Lauermann, que junto de estudantes, acendeu a pira oficial. “É com muita satisfação que estamos aqui hoje comemorando esta data. Vamos celebrar o nosso passado, olhar para o nosso futuro e fazer as devidas manifestações em busca de um país cada vez melhor”, citou. Durante o desfile, várias escolas prestaram suas homenagens ao artista Ernesto Frederico Scheffel e à Hamburgo Velho. Muitas levaram cartazes, representações do prédio da Fundação Scheffel, retratos pintados pelos alunos e até mesmo pequenos sósias do artista. O curador da Fundação, Ângelo Reinheimmer fez questão de acompanhar as manifestações de carinho.
Entre os que acompanharam a atividade, muitas famílias aproveitaram o tempo bom para levar cadeiras e o tradicional chimarrão. Um deles foi o engenheiro químico Darlan Luis Correa de Andrade, 45 anos. Ele levou o pequeno João Arthur, de três meses, e a esposa, Carina Brites dos Santos, 35. “É a primeira vez que viemos e estamos gostando bastante, principalmente das entidades beneficentes, como a APAE e as escolas de Educação Infantil”, disse.
Lomba Grande levou 3 mil à Estrada José Affonso Höher
A manhã de domingo, dia 6, também foi especial para a comunidade de Lomba Grande. Este ano, o desfile cívico da Pátria ocorreu pela primeira vez na Estrada José Affonso Höher, que também ficou lotada. A estimativa da Guarda Municipal é de que mais de 3 mil tenham prestigiado o evento. O destaque ficou para a banda marcial do Instituto Estadual Madre Benícia, que interpretou diversos temas de sucesso, entre eles o Canto Alegretense e o hino Rio Grandense. Ao final do desfile, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) levou uma ala mostrando os trabalhos desenvolvidos nas áreas de Educação Ambiental e de proteção aos animais, levando alguns cães atendidos pelo Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra).
Foto: Robson Nunes