A hamburguense Marina Castro de Freitas, professora na rede municipal de Dois Irmãos, vem lutando para garantir os cuidados que o pai necessita. Antônio Claudiomiro Freitas, ou Cláudio, como é conhecido, foi diagnosticado com um quadro degenerativo de Alzheimer, que o impede de realizar as atividades mais básicas.
Aos 75 anos, Cláudio é morador do bairro Liberdade em Novo Hamburgo. Muito envolvido com causas sociais e religiosas, o hamburguense foi, por muitos anos, coordenador do grupo de crianças do projeto ONDA, da igreja católica do bairro onde vive.
Cláudio mora com a esposa, Vanda Castro de Freitas. Já idosa e diabética, a mulher necessita também de ajuda para auxiliar o marido nas tarefas do dia a dia. Com o suporte de uma cuidadora para os banhos, a família luta para manter uma pessoa que possa fazer o papel de cuidá-lo durante um tempo maior. Porém, os gastos com cuidadores extrapolam o orçamento.
Filha única do casal e vivendo em Morro Reuter, Marina não consegue estar presente na maior parte do tempo. Ela tenta angariar fundos e melhorar as condições de vida do pai. O valor arrecadado servirá para custear os remédios e mais cuidadores.
Para ajudar, acesse a vaquinha pelo link.
Sobre a doença:
O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.