Nicolau dos Santos Neto cometeu o crime entre 1994 e 1998 durante a obra do Tribunal Regional do Trabalho. Quantia será transferida para a conta do Tesouro Nacional.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Ministério da Justiça e a Advocacia-Geral da União – AGU anunciou que conseguiu recuperar parte dos recursos públicos desviados pelo juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como Lalau. O montante que estava depositado em contas bancárias na Suíça será transferido para a conta única do Tesouro Nacional
Foram repatriados R$ 10,7 milhões, originados de corrupção do desvio de R$ 169 milhões, na década de 1990, durante a construção da obra do Tribunal Regional do Trabalho. Segundo o Ministério da Justiça, esse é o valor mais alto já repatriado. Ao todo, foram 13 anos de negociações entre o ministério e a Advocacia-Geral da União – AGU com o governo suíço.
O ministério ainda afirmou que a ação é considerada “um marco na atuação conjunta de órgãos do governo brasileiro no combate à corrupção e ao crime transnacional”, e demonstrou um avanço na cooperação jurídica dos dois países.
Informações de Exame.com.br
FOTO: reprodução / Veja.abril.com.br