Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral, disse não apoiar medida devido à “repercussão” que o projeto causaria nos cofres públicos.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República,Gilberto Carvalho, disse nesta sexta-feira, dia 12 de abril, que o governo federal é a desaposentadoria. O projeto, que foi aprovado nesta semana pelo Senado Federal, permite ao aposentado voltar a trabalhar para atualizar o valor da aposentadoria, acrescentando ao benefício os anos de contribuição no novo emprego.
Na última quinta-feira,11, a ministra responsável pela articulação do governo com o Congresso Nacional, Ideli Salvatti, disse que os parlamentares não podem aprovar propostas que elevem os gastos sem indicar a fonte de receita. O texto foi aprovado em caráter terminativo na comissão, isso significa que ele não precisará passar pelo plenário do Senado, a não ser que algum parlamentar apresente recurso. Depois do Senado, a matéria precisa tramitar na Câmara dos Deputados para virar lei.
A desaposentadoria permite ao aposentado renunciar à aposentadoria e continuar a trabalhar para, em seguida, pedir um recálculo do benefício para uma nova aposentadoria. O fator é uma regra que reduz o valor da aposentadoria para quem parou de trabalhar mais cedo. Ele leva em consideração o tempo de contribuição de cada segurado, como a idade idade quando este pediu o benefício, e a expectativa de vida.
Com isso, quanto mais novo o trabalhador e menor seu tempo de contribuição, menor é o benefício recebido. Por isso, se o aposentado continua a trabalhar, aumenta seu tempo de contribuição e sua idade, tornando o fator previdenciário, em geral, mais favorável, e aumentando o valor do benefício.
Informações de Portal G1
FOTO: ilustrativa / beyond.com
