A freira brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo grupo de pesquisa LongeviQuest, após a morte da japonesa Tomiko Itooka no dia 29 de dezembro de 2024. O anúncio foi oficializado neste sábado (4).
Inah nasceu em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, e vive atualmente em Porto Alegre, na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil.
Com uma trajetória marcada pela vida religiosa, Inah iniciou sua jornada aos 16 anos em Santana do Livramento e, posteriormente, em Montevidéu, no Uruguai. Durante sua vida, atuou como professora e também ocupou cargos na prefeitura de Itaqui, no Rio Grande do Sul.
A religiosa já era considerada a pessoa mais velha da América Latina e do Brasil antes do reconhecimento global. O homem mais velho do mundo, segundo o LongeviQuest, também é brasileiro: João Marinho Neto, de 112 anos.
Ao ser questionada sobre o segredo de sua longevidade, Inah atribuiu à espiritualidade, afirmando que “Deus é o segredo da vida”. Além disso, é conhecida por sua rotina rigorosa e pela paixão pelo futebol, sendo torcedora do Inter.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo inicia envio de carnês de IPTU e TACL 2025