Grupo de 40 estrangeiros e diplomados no Exterior terá três semanas de aulas a partir desta segunda-feira, dia 26,em Porto Alegre.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Participantes da primeira etapa do programa Mais Médicos, 40 profissionais diplomados no Exterior devem começar a frequentar hoje,em Porto Alegre, o curso preparatório de três semanas que antecede o início do trabalho em unidades básicas de saúde de 38 municípios do Rio Grande do Sul.
As 120 horas/aula, ministradas na Escola de Saúde Pública, no bairro Partenon, incluem noções de legislação, funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS, doenças prevalentes, língua portuguesa e simulações de consultas e casos complexos. Ao final do chamado módulo de acolhimento e avaliação, os aprovados receberão um registro provisório.
Samir Jamal Elias, de Uruguaiana, retornou ao Estado após 12 anos na Argentina. Graduado na Fundación Barceló, de Buenos Aires, o médico de família atuará em Gravataí.
Apesar de confessar certo nervosismo frente ao desafio, Elias acredita que as tarefas a serem executadas na Região Metropolitana serão semelhantes às da rotina no Hospital Presidente Perón, em Avellaneda, cidade vizinha à capital argentina, onde tratava a população de baixa renda. As queixas dos colegas brasileiros, que condenam a iniciativa do governo, não o intimidam.
“Não tiro a razão dos médicos daqui, mas eles têm que dar uma chance para nós. Tenho uma boa formação,” disse Elias.
Informações de ZH
FOTO: reprodução / terra