Nesta sexta-feira, 14 de junho, às equipes de limpeza de São Leopoldo chegaram à marca de 188,6 mil toneladas de resíduos extradomiciliares retirados das ruas. Desde o dia 8 de maio a força-tarefa atua nos bairros atingidos pela enchente.
Conforme alerta emitido pela Defesa Civil, há previsão de fortes chuvas entre os dias 15 e 18 de junho e diante dos indicativos, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb) reforçou as equipes na retirada dos resíduos nos pontos mais preocupantes atualmente, para evitar alagamentos.
Todos os 26 setores em que a cidade foi dividida para atuar em toda a região atingida pelas águas estão com as equipes trabalhando normalmente, sem interrupções ou mudanças de planejamento por causa da previsão de chuva. Apenas as equipes extras, que existem justamente para atender as necessidade mais específica de urgência, foram deslocadas para as áreas que recorrentemente sofrem com os alagamentos, para realizarem um trabalho preventivo.
Previsão de chuva no fim de semana deixa cidades da região em alerta
“Estamos trabalhando para que o mais rapidamente possível possamos atender a retirada de resíduos de todos os moradores e comerciantes, mas existe muito material nas ruas. Não estamos medindo esforços para que todos possam retornar para as suas casas!”, declarou o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima.
Mesmo com toda a quantidade de resíduos já recolhidos, as equipes de limpeza trabalham de segunda a segunda, das 8h até as 21h, além de algumas empresas terceirizadas que já estão atuando 24h na retirada dos entulhos.
Leia Também:
Melhoria da rede vai causar desabastecimento programado em parte de São Leopoldo
Primeiro lote do SOS RS beneficia mais de 2,3 mil famílias em São Leopoldo