A equipe de fisioterapia do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, localizado no bairro Rondônia, criou um modelo alternativo de andador para crianças com deficiência. Feito com canos de PVC, o equipamento chega a ser até 12 vezes mais barato que um modelo convencional e ajuda crianças com dificuldades motoras. Enquanto um andador de alumínio pode ser adquirido por até R$ 3 mil, a tecnologia desenvolvida pela equipe custa aproximadamente R$ 250,00.
O paciente Lucas Camargo, com paralisia cerebral, realizou uns dos primeiros testes do protótipo do andador. Conforme a fisioterapeuta e a idealizadora do projeto, Franciele Alves, o andador pode ser utilizado por crianças entre 4 e 12 anos e foi feito com base nos conhecimentos aprendidos em pesquisas. “O objetivo do andador é treinar as crianças, as suas marchas e que o equipamento passe a ser replicado para mais crianças que apresentem limitações motoras, e assim, tenham a oportunidade de se desenvolver”, comenta.
A ideia, agora, é que o projeto não fique apenas nos muros do CER e se expanda para todo o Estado. “Queremos montar uma oficina, que será muito importante para os pais dos pacientes, eles poderão aprender como fazer e poderão ajudar a evolução dos seus filhos”, frisa Franciele.
Crédito: Bárbara Santos / Grupo SEG