Cadastro pode ser realizado pela internet, e vale também para a Copa das Confederações de 2013. Uma das exigências mínimas é ter disponibilidade de pelo menos 10 horas por dia.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Para quem não está acostumado a fazer planos antecipadamente, pensar agora no que fazer em 2014 pode parecer estranho. Mas é o que propõem, desde já, a Fifa e o Comitê Organizador Local – COL.
O programa de voluntários para a Copa do Mundo de 2014 e Copa das Confederações de 2013 foi lançado nesta terça-feira, dia 21, em Salvador (Bahia). As inscrições já estão abertas no site da entidade máxima do futebol – o cadastro é único e vale para ambas as competições. Em 15 dias, será feita uma avaliação, e a depender do número de inscritos, o processo pode ser encerrado. Brasileiros e estrangeiros podem participar.
Há três exigências mínimas. Ter 18 anos ou mais, disponibilidade para trabalhar pelo menos 10 horas por dia e para trabalhar pelo menos 20 dias de dedicação exclusiva, durante o período do evento. O COL e o Governo Federal esperam o recrutamento de 100 mil voluntários – embora a estimativa é de que apenas sete mil na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo trabalhem exclusivamente subordinados ao COL/Fifa.
CALENDÁRIO – A intenção é que os treinamentos pela internet comecem em dezembro. Entre janeiro e fevereiro de 2013, será o momento das dinâmicas de grupo, enquanto entre abril e maio os voluntários passarão por treinamentos específicos para que em maio de 2013, um mês antes da Copa das Confederações, os voluntários estejam nos estádios.
Informações de GloboEsporte
FOTOS: Manu Dias / Secom – BA