Feira do Produtor é uma tradição dos moradores de Novo Hamburgo na hora de se alimentar bem e pensar na saúde
Para quem quer uma opção gastronômica saudável, Novo Hamburgo não deixa a desejar. Ao contrário, o consumo de alimentos saudáveis já é uma tradição de 17 anos e se chama Feira do Produtor Rural de Lomba Grande.
O espaço iniciou pequeno, com cerca de 13 produtores que traziam para a zona urbana um pouco do que cultivavam no bairro rural da cidade. Hoje, crescida e revigorada, a “feirinha” já abriga em torno de 60 agricultores.
São 16 feiras por semana, realizadas em lugares diferentes. No entanto, alguns pontos já são tradicionais, como na rua Lima e Silva, no Centro e na rua Mauá, em Hamburgo Velho. E as feiras acontecem também em feriados.
Tradicional no centro da cidade, a feira ocorre sempre das 15 horas às 18h30min. No local, apresenta vários tipos de frutas saborosas e cultivadas sem nenhum tipo de agrotóxicos, como mamão, maçã, banana, laranja.
Segundo a feirante Rosa Muller, devemos aproveitar para saborear frutas como a uva, melancia e o melão, pois são frutas que só em janeiro e fevereiro podemos comer. “São tipos do verão. Nem sempre tem de tudo o ano todo”, explica.
As verduras e os legumes que mais são procurados pelos clientes nesta época do ano são a cenoura, o brócolis e o alface (em algumas feiras há cinco tipos de alfaces). Além disso, há também milho, beterraba, pimentão, aipim e uma variedade de opções que, na maioria, vem mesmo de Lomba Grande.
Mas para quem busca na “feirinha” produtos coloniais, opções também não faltam. Há mel, diversos tipos de queijos, pães, roscas, ovos, bolos, pastéis, doces, schmiers, geléias e doce de leite.
É só visitar, escolher e ter a certeza de que estará levando para casa um produto saudável e feito com carinho pelas mãos das pessoas da nossa terra.