MEC divulgou os novos indicadores de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras. Instituição ficou com a 7ª posição no ranking dos Centros Universitários
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, divulgou hoje os Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), para todas as universidades, centros universitários e faculdades do País. O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
A Feevale obteve 310 pontos, continuando na faixa 4 (veja tabela abaixo). A novidade é que, em relação ao ranking de 2008, a Instituição melhorou 3 três posições, subindo da 10ª para a 7ª colocação. Entre os Centros Universitários não-estatais, a Feevale manteve-se na 5ª posição no país e na 2ª do Estado.
Para o reitor Ramon Fernando da Cunha (foto), o bom desempenho de deve ao comprometimento da comunidade acadêmica com a Instituição. “É importante lembrar que índice é elaborado a partir do CPC (Conceitos Preliminares de Cursos) e das avaliações da CAPES dos cursos ou programas de pós-graduação stricto sensu. O CPC é um conceito amplo, que considera o Enade, o IDD, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Nos resta agradecer a contribuição de todos: alunos, ex-alunos, professores, funcionários e à diretoria da Aspeur por esta conquista”, opina o reitor.
O cálculo
No que se refere à graduação, é utilizada para cálculo do IGC a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico. Quanto à pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.
Segundo ano
O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo Inep/MEC. O IGC 2007, divulgado no ano passado, compreende todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade dentro do triênio 2005-2006-2007. O IGC 2008 atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2007-2008.
Tabela do Índice Geral dos Cursos (Centros Universitários)
1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – SC – Federal – 391 Pontos – faixa 4
2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF Sul) – RS – Federal – 349 Pontos – faixa 4
3) Centro Universitário Fecap (FECAP) – SP – Privada – 344 Pontos – faixa 4
4) Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE) – PR – Privada – 337 Pontos – faixa 4
5) Centro Universitário SENAC (SENACSP) – SP – Privada – 318 Pontos – faixa 4
6) Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) – RS – Privada – 313 Pontos – faixa 4
7) Centro Universitário Feevale (Feevale) – RS – Privada – 310 Pontos – faixa 4
8) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – ES – Federal – 308 Pontos – faixa 4
9) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – GO – Federal – 306 Pontos – faixa 4
10) Centro Universitário Franciscano (UNITA) – RS – Privada – 301 Pontos – faixa 4