Feira de Ciências e Mostra Tecnológica (Fecurt) será uma das diversas atividades paralelas que ocorrerão durante a feira que inicia dia 29 de setembro, na Fenac.
A Courovisão 2009, que acontece nos pavilhões da Fenac entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro, contará com uma ampla programação paralela. A organização do evento já confirmou a realização da Fecurt – Feira de Ciências e Mostra Tecnológica, que está em sua 35ª edição, promovida pelo Centro Tecnológico do Couro do Senai de Estância Velha.
“Nossa proposta é exatamente a de dar maior divulgação aos trabalhos e fazer com que os empresários tenham acesso às propostas dos estudantes. Várias ideias já saíram da Fecurt para a indústria. Como exemplo, podemos citar o curtimento do bucho de gado, que virou moda em diversos países e foi um projeto apresentado em uma das edições anteriores da mostra”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Ricardo Michaelsen.
A partir do tema “Economia + Ecologia é igual a Soluções Inteligentes” os alunos do Centro Tecnológico do Couro desenvolveram 40 projetos. Destes, cerca de 20 serão apresentados na feira. Antes de iniciarem os trabalhos os estudantes participaram de um curso de metodologia científica.
“Estamos muito animados com essa convergência que teremos com os empresários. Com esta nossa ida até a Courovisão estaremos efetivamente cumprindo com nossa missão, que é a de abrir portas para nossos estudantes e ajudar a indústria. Muitas vezes um trabalho ali exposto pode ir ao encontro da necessidade do empresário”, explica a coordenadora da Fecurt, Janete Schneider. A Fecurt tem o patrocínio da MK Química do Brasil, com apoio da Tanac. Também são parceiros da mostra a ABQTic, o Curtume Berghan e a Fundacouro.
As principais entidades do complexo coureiro-calçadista trabalham em parceria na Courovisão – Feira Internacional de Componentes, Couros, Equipamentos, Químicos e Acessórios para Calçados e Artefatos. O evento tem a realização da Fenac, em parceria com a ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, ABECA – Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins, ABQTIC – Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul, CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, e do IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Afins. O apoio é da ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem, ABICALÇADOS – Associação Brasileira da Indústria de Calçados, ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Feevale e Couromoda.
De Zotti