A população de Novo Hamburgo é de 227.732 pessoas. Mas pode somar mais dois, com certeza. E tantos outros, conforme as conversas adiantarem. Explico, assim como conto por que não acredito nos dados divulgados essa semana. É que o levantamento do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE) não passou na minha casa. Então, falta nesta contabilidade dois hamburguenses – e, por consequência, dois brasileiros: eu e minha esposa. E tem mais: seis pessoas conversavam no ambiente de trabalho, dois dias depois da divulgação dos resultados. E apenas uma tinha recebido a visita do recenseador.
O censo demográfico é coisa séria, muito mais do que contar o número de pessoas de um município, estado e País. Aponta o índice de alfabetizados, acesso à educação, saneamento básico etc. Para os municípios, além de colaborar com planejamento sobre os serviços que são disponibilizados, determina o tamanho da fatia de recursos que vai receber dos repasses federais. Então, ter menos – segundo o levantamento – significa receber menos. O grande problema se os dados estiverem errado.
Concordo com os municípios que já anunciaram que vão recorrer à Justiça contra o resultado. Só não sei, na prática, o que isso vai significar. A única coisa certa é que uma tarefa mal feita precisa ser refeita. Retrabalho custa caro.
Confira o levantamento completo das 9 cidades do Vale do Sinos cobertas pelo Portal.
Reunião que custou caro a Bolsonaro
Custou caro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter usado a estrutura do Palácio do Planalto para reunir embaixadores de diversos países para fazer campanha – contra o sistema eleitoral, mas campanha. A inelegibilidade de oito anos, por conta disso – a reunião, inclusive, foi transmitida pelo canal oficial de televisão do governo, foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 30, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação foi do PDT. Cabe recurso? Cabe! Mas juristas têm entedimento de que o ex-presidente não leva. O que lhe afastará, pelos próximos oito anos, de disputas eleitorais. Mas ele segue com seus direitos políticos, o que significa que pode votar, fazer campanha para aliados etc.
Republicanos define Executiva
Convenção do Republicanos de Novo Hamburgo neste sábado, 1º de julho, vai definir a Executiva e conduzir o deputado estadual Delegado Zucco à presidência. Lideranças de outros partidos devem comparecer, entre eles Deiwid do Amaral, do MDB. Uma ausência é dada como praticamente certa: a do ex-prefeito de Campo Bom Faisal Karam, recentemente filiado ao partido. Motivo: ruído de comunicação com lideranças estaduais republicanas.
Reverência…
…mais uma vez, ao esforço daqueles que trabalham sem parar no auxilio às milhares de famílias da região atingidas pelo ciclone extratropical. Esta semana, em Novo Hamburgo, começaram a ser distribuídos os alimentos arrecadados.