São Leopoldo tem a maior densidade demográfica. Estância Velha, Dois Irmãos e Portão tem crescimento acima de 10%.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira, 28 de junho, o censo populacional de todo o país, referente a dezembro de 2022. O último levantamento havia sido feito em 2010.
Vale do Sinos
Nos 12 anos entre o levantamento de 2010 e o último realizado em 2022, as 9 cidades que fazem parte da área de abrangência do Portal apresentaram crescimento populacional pouco significativo, cerca de 1,75%, que representa um aumento de 12.505 pessoas, apenas.
Cidades menores da região, como Estância Velha(+12,54%), Dois Irmãos(+11,83%) e Portão(+10,38%) apresentaram maior crescimento, enquanto Novo Hamburgo. Com a maior população entre as 9 cidades, obteve, segundo o Censo do IBGE, uma queda populacional.
A média de pessoas por residência na região segue a tendência do restante do país, 2,6 pessoas.
Novo Hamburgo
Os números hamburguenses divulgados pelo censo estão gerando grande repercussão na cidade. Segundo o levantamento, a Capital do Calçado teve redução na população em relação ao ano de 2010, quando os números eram de 238.940 pessoas, chegando agora, a 227.732. A redução seria de 4,69%.
Procurada pela equipe do Portal, a Prefeitura de Novo Hamburgo informou:
A Prefeitura de Novo Hamburgo irá cruzar os dados com a Comusa e verificar o número de residências que consomem água regularmente. A partir destas informações, irá avaliar se contesta ou não os dados populacionais do Município apresentados pelo Censo de 2022. Por isso, a Administração Municipal considera prematura uma avaliação neste momento.
São Leopoldo
A cidade berço da imigração alemã na região obteve um crescimento irrelevante na população no período, cerca de 1,55%. Onde São Leopoldo tem destaque é na questão da densidade populacional, apresentando os números mais altos da região, com cerca de 2.110 pessoas por km2.