Dois grupos da EMEF Pres. Getúlio Vargas conquistaram competição nacional.
Criado em 2015 pelo reconhecido Instituto Alana, o prêmio Criativos da Escola encoraja crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas e fortalecendo seu efetivo direito à participação. Na edição 2021, Novo Hamburgo teve dois grupos premiados entre os vencedores no eixo Equidade. Ambas as conquistas são de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Getúlio Vargas, do bairro Rincão. “Cada destaque que nossos estudantes e professores recebem é motivo de orgulho para a cidade. Sabemos da qualidade do trabalho realizado nas escolas municipais e, por isso, incentivamos que participem de eventos e concursos para que a gente leve a outros lugares as experiências que realizamos aqui”, comemora a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Orientados pela professora Fernanda Soares, os estudantes do 7º ano Isabella Glitz Kaefer, João Renato Matias de Oliveira e Lara Pereira Hahn, pesquisaram sobre o combate à homofobia na comunidade escolar. Já as estudantes do 9º ano Ana Carolini Magarinos Ramos e Naumy Somavilla, com orientação da professora Tuguila Rheinheimer, investigaram sobre o impacto da violência de gênero na escola e na sociedade. Para a diretora da EMEF Pres. Getúlio Vargas, Aline Rodrigues Vargas, a conquista celebra e reconhece o movimento pedagógico da escola, que investe no ensino pela pesquisa e no protagonismo dos estudantes. “A escolha de temas tão relevantes socialmente, como preconceito de gênero e violência contra a mulher, mostra a importância de se trabalhar constantemente as relações humanas no espaço escolar”, explica Aline.
O Criativos faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na índia e está presente em 52 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo. Cada grupo vencedor receberá R$ 2 mil e terá uma página no Banco de Projetos do prêmio. Além disso, os estudantes recebem o título de Embaixadores Criativos da Escola.
Conheça os trabalhos vencedores
A Violência Contra a Mulher: Entender para Combater
Estudantes: Ana Carolini Magarinos Ramos e Naumy Somavilla
Educadoras: Tuguila Rheinheimer
Um grupo de meninas decidiu investigar como a comunidade escolar é impactada pela violência de gênero. Para isso, aplicaram um questionário que obteve a participação de 116 pessoas, entre alunas e mães. A partir dos resultados, as jovens estão organizando rodas de conversa e materiais de conscientização sobre as múltiplas dimensões da violência contra as mulheres.
Para ver mais: criativosdaescola.com.br/historias/banco-de-projetos/projeto/?code=10069
Love is Love: Toda Forma de Amar
Estudantes: Isabella Glitz Kaefer, João Renato Matias de Oliveira e Lara Pereira Hahn
Educadora: Fernanda Gisele Soares
Preocupados em combater a homofobia na comunidade escolar, estudantes entrevistaram membros da comunidade LGBTQIA+ e desenvolveram um questionário respondido pelos próprios alunos e seus responsáveis. A partir das respostas, identificaram uma diferença de percepções entre as gerações sobre temas relacionados à identidade de gênero e sexualidade. Na tentativa de modificar esse cenário, produziram um vídeo, criaram uma página no Instagram e estão elaborando ações voltadas à conscientização dos adultos.
Para ver mais: criativosdaescola.com.br/historias/banco-de-projetos/projeto/?code=10105
Fotos: divulgação/PMNH