A italiana Margherita Longhi está cursando o terceiro ano do Ensino Médio na IENH – Unidade Fundação Evangélica, em intercâmbio pela escola IMS Margherita di Savoia Science Humane, de Roma. Chegando ao Brasil em agosto de 2024, ela deve permanecer até julho de 2025, mas pretende estender a estadia até dezembro para concluir o ano letivo.
Hospedada em Estância Velha por uma família anfitriã, Margherita escolheu a IENH pelas atividades artísticas, como canto e dança, e pelo currículo, que considera um diferencial para seu futuro. Ela destaca a receptividade dos professores e colegas, que têm ajudado na adaptação ao idioma.
Margherita compartilhou um pouco sobre sua experiência escolar. “Estou gostando muito daqui, porque os professores são calmos e muito atenciosos. Se eu não entendo algo, eles simplificam e me ajudam. Às vezes, entendo as palavras, mas não o argumento completo, o que pode ser complicado, principalmente no começo, quando trocamos de idioma. Mas a IENH está me ajudando bastante, assim como meus colegas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Estádio Cristo Rei recebe abertura da Taça das Favelas RS 2025
Ela também revelou como a prática tem sido fundamental para seu aprendizado. “As aulas nos laboratórios são uma das melhores partes, porque me ajudam a entender melhor o que a professora explicou. Quando é apenas teórico, devido ao idioma, fica difícil entender todos os detalhes, mas, na prática, consigo aprender melhor.”
Margherita destacou ainda as diferenças entre o sistema educacional no Brasil e o da sua escola em Roma. “Na Itália, há muitos testes orais surpresas e os professores estão mais focados nos resultados do que no processo de aprendizagem. Já aqui na IENH, os professores se preocupam mais com o nosso entendimento e desenvolvimento, o que tem me ajudado muito a reduzir a minha ansiedade.”
Além das experiências acadêmicas, Margherita tem feito muitas amizades. “Tenho amigos aqui que ficaram muito importantes para mim. Saímos juntos e me organizei com os colegas para frequentar academia. É legal, porque, além de treinar, conseguimos passar um tempo juntos. Mesmo fora da escola, a amizade é sempre a mesma”, conta.
Seu objetivo é seguir carreira no teatro musical. Após a formação, ela planeja estudar música ou teatro nos Estados Unidos e atuar em produções da Disney.
LEIA TAMBÉM: São Léo Moving estreia nesta terça-feira com treinos coletivos de corrida