Divididos por equipes, os agentes irão fiscalizar 20% dos imóveis da cidade.
Iniciou nesta segunda-feira, 23, e segue até dia 30 de agosto, a 3ª edição do Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (LIRAa), em Estância Velha. O levantamento ajuda a identificar a situação do município em relação à infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Essa será a terceira vez que a equipe da Vigilância em Saúde irá fazer o levantamento este ano. Por ano, conforme regras do programa federal, Estância Velha precisa realizar quatro edições do LIRAa. Ao todo, duas agentes de endemias e 12 agentes de combate a endemias estarão espalhados pela cidade realizando este trabalho.
Divididos por equipes, os agentes irão fiscalizar 20% dos imóveis da cidade. Estes profissionais irão até algumas residências, de forma aleatória, para realizar uma espécie de varredura no quintal em busca de locais com água parada e larvas de mosquitos. Importante: os agentes não entram dentro das casas dos moradores.
IDENTIFICADOS
Os agentes de combate a endemias estarão uniformizados com coletes vermelhos (como os da foto) e identificados com um crachá. Os moradores devem ficar atentos a estes detalhes. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para a Vigilância em Saúde, no número 3551-1417, para esclarecer dúvidas e se certificar se a pessoa, de fato, é servidora pública.
Calendário
Dia 23
Rincão dos Ilhéus (manhã e tarde)
Campo Grande (manhã e tarde)
Dia 24
Rincão dos Ilhéus (manhã e tarde)
Das Rosas (manhã e tarde)
Dia 25
Encosta do Sol (manhã)
Rincão Gaúcho (tarde)
Lira (tarde)
Dia 26
Lago Azul (manhã)
Bela Vista (tarde)
Das Quintas (tarde)
Dia 27
União (manhã)
Dia 30
Sol Nascente (manhã e tarde)
Foto: divulgação/PMEV