Previsão anterior apontava que aulas retornariam apenas na terça-feira. Três colégios mais afetados pelas enxurradas seguem com o prazo ampliado. Serviço de abastecimento de água deverá voltar no dia 30 de agosto.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
As aulas da rede municipal de educação de Novo Hamburgo serão restabelecidas a partir do dia 02 de setembro. Previstas até então para iniciar na terça-feira, 03, elas retornarão um dia antes do previsto, com exceção das escolas que foram mais atingidas pela enchente.
Em função do reflexo das fortes chuvas, três colégios seguem com o prazo mais estendido até que as operações voltem ao normal, sendo elas; Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves (Vila Getúlio Vargas, bairro Canudos), Escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho (Vila Esmeralda, bairro Canudos) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Helena Canho Sampaio (Vila Integração, bairro Lomba Grande).
A prefeitura ainda informou que com a retomada gradual do abastecimento de água, prevista para começar no dia 30 de agosto, o expediente no Centro Administrativo Leopoldo Petry e demais serviços públicos voltam a ficar normalizados. A Unidade de Saúde da Família – USF Getúlio Vargas também foi atingida pelas cheias e estará fechada. Os moradores podem procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS Canudos (na Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451) ou a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Canudos (Rua Bartolomeu de Gusmão, 12).
Em casos de emergência, a pessoa deverá buscar atendimento também nas USFs Morada dos Eucaliptos (Rua Octavio Oscar Bender, 1000 – bairro Canudos) ou Iguaçu (Rua dos Professores, 110 – bairro Canudos). Os médicos e a equipe de saúde da USF Getúlio Vargas permanecem trabalhando no CIEP para o atendimento de moradores atingidos pelas enchentes.
Em função das cheias, a Secretaria de Saúde – SMS imitiu uma nota com uma série de orientações e cuidados para as famílias afetadas pela enxurrada.
– Evite o contato direto com a água e a lama contaminadas nas enchentes;
– Não deixe as crianças brincarem em águas paradas ou lama;
– Não consuma alimentos que tiveram contato com a água de enchentes ou inundações;
– Não beba água de fontes atingidas por enchentes ou inundações (poços, cisternas, rede pública) sem antes desinfetá-la, ferva a água;
– Se a água apresentar cor, cheiro ou gosto estranho, pode estar contaminada por produtos químicos tóxicos. Não utilize!;
– Evite lixo e entulhos nos arredores da sua casa e acondicione o lixo adequadamente;
– Ao retornar à sua casa, após as águas baixarem, limpe e desinfete o chão, as paredes, os objetos e as roupas atingidas, usando luvas e botas de borracha. Utilize, na limpeza, água sanitária (uma xícara para cinco litros de água) e enxágue com água limpa;
– Enxurradas, enchentes e inundações podem causar a morte de animais. Enterre as carcaças em covas profundas ou solicite apoio do serviço de limpeza municipal, para evitar a contaminação ambiental e a possível transmissão de doenças.
– Aranhas, cobras, escorpiões e roedores podem ter buscado abrigo em sua casa. Inspecione com cuidado.
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: Robson Nunes / PMNH