Educandário é o primeiro nesta modalidade de ensino no Município e Vale do Paranhana
“Permissão concedida!”. A frase proferida pela prefeita Sirlei Silveira – autoridade maior do Município – na noite de quinta-feira (29) simbolizou oficialmente a inauguração da Escola Cívico-Militar (Ecim) de Taquara. É o primeiro educandário neste formato de ensino na cidade e também no Vale do Paranhana, e o único no Rio Grande do Sul na modalidade pessoal do governo federal a ter aulas em turno integral.
“É um projeto diferenciado que era um desejo da nossa comunidade e também da Professora Sirlei. Ainda no início do ano, fizemos uma consulta às famílias interessadas em ter seus filhos matriculados na Ecim, indo a todos os bairros urbanos. São eles que constituem a nossa Escola Cívico-Militar”, revelou Carla, ao lado da diretora da Ecim, Andreza Eltz Cunha.
Chegada dos militares
Desde o início do ano letivo, os militares têm estado cada vez mais presentes na Ecim. Atualmente, são cinco que atuam conforme as diretrizes definidas pelo governo federal, dando suporte aos estudantes na chegada e saída da escola e orientação aos professores. “Eles não participam da parte pedagógica do ensino, mas sim nas questões de disciplina, exigência, enfim, no comportamento e na conduta dentro da escola”, reforça Carla.