Competição foi realizada no último final de semana, 03 e 04, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. Esse foi o terceiro título gaúcho da instituição no futebol.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
No último final de semana, dias 3 e 4 de julho, a equipe masculina de futebol da Universidade Feevale foi a campeã da Liga Universitária Gaúcha de Futebol.
O evento esportivo, organizado pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) foi realizado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), na cidade de Canoas. O evento esportivo contou com a participação dos times da Ulbra, Unisinos, UFSM, URCAMP, Universidade Feevale, UFRGS e Sogipa.
A equipe da Universidade Feevale, atual Campeã Brasileira da modalidade, já estava classificada para o Campeonato Brasileiro de 2010, mas decidiu participar do Gauchão para defender sua hegemonia no estado e tentar o seu terceiro título gaúcho. Os outros dois títulos foram conquistados em 2007 e 2009.
Com uma campanha irrepreensível a Feevale conquistou o seu terceiro título gaúcho de forma invicta. No sábado, 03, durante a fase de grupos, os hamburgueses empataram em 2 a 2 com a UFRGS; gols de Cristian Becker e João Carlos, na sequência a equipe comandada pelo professor Jonas Ronaldo de Mello não tomou conhecimento da Sogipa e goleou por 8 a 1; gols de Luiz Acácio, duas vezes, Rodrigo Tornin, Gerson Gusmão, João Carlos, Romulo Monaco, Cristiano Kehl e Marcus Porciúncula.
No domingo, 04, na fase semifinal a Feevale venceu a URCAMP, de Bagé, por 2 a 0; gols de Iuri Patuzzi e João Carlos, e se classificou para enfrentar a Unisinos, que na outra semifinal derrotou a UFRGS nos pênaltis. Após empatar por 1 a 1 no tempo normal a equipe de São Leopoldo venceu por 4 a 2 na decisão por penalidades máximas. O goleiro Tiago foi o herói da classificação ao defender dois pênaltis, um no tempo normal e outro na decisão por pênaltis.
Na grande final a Feevale reeditou a final de 2009 contra a Unisinos, ano passado a universidade hamburguense venceu por 4 a 1, mas esse ano a Unisinos vendeu caro a derrota. A Feevale abriu o placar ainda na primeira etapa, João Carlos cobrou pênalti e abriu o placar. Na segunda etapa a Unisinos empatou, também em uma cobrança de pênalti, convertida por Tiaguinho.
Quando tudo se encaminhava para a decisão por pênaltis, a zaga da Unisinos parou e Diego Albrecht colocou a Feevale na frente. Nos minutos finais o lateral esquerdo Marlon Schneider acertou o ângulo direito e fez um golaço para finalizar o placar em 3 a 1 e confirmar o terceiro título gaúcho da instituição hamburguense.
O grupo da Universidade Feevale, Campeão Gaúcho, é composto pelos atletas: Adilson Luiz Fernandes de Azambuja, Augusto Kerber, Cristian Ramon Becker, Cristiano Luis Kehl, Diego Albrecht, Eduardo da Silva Quadros, Gerson Luiz Gusmão, Ismael Sitinski, Iuri Marques Patuzzi, João Carlos Pereira Soares, Luiz Acacio Correa, Marcus Vinicius Porciuncula de Souza, Marlon Reis Schneider, Maurício Anderlieri da Silva, Michel de Souza, Michel Wolff Bordin, Pedro Tassotti Cossetin, Rodrigo Korndoerfer Tornin, Romulo Luiz Monaco da Silva, Vinicius de Mello, Rodrigo Aldana Schoellkopf e Charles José Soares.
A equipe é comandada pelo técnico Jonas Ronaldo de Mello e conta com a supervisão do coordenador das Equipes Universitárias da Universidade Feevale, Francisco Carlos Lemes de Menezes.
Agora, Feevale e Unisinos representarão o estado no Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol que acontece de 3 a 11 de setembro, em Salvador (BA).
FOTO: divulgação / Univerisdade Feevale