Esta será a primeira edição do Exame com questões de língua inglesa ou espanhola; MEC deve manter política de não fazer pegadinhas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Pela primeira vez, a prova do Enem contará com questões de língua estrangeira: inglês ou espanhol, dependendo da opção feita pelo estudante na hora da inscrição, que se estende até sexta-feira, dia 16.
Como no restante da prova, o objetivo é que o candidato seja capaz de aplicar seus conhecimentos às situações do cotidiano. Perceber, por exemplo, a função ou o uso social de vocábulos em inglês (como “new”, “kids”, “fashion”) que aparecem em anúncios publicitários é uma das habilidades que podem ser cobradas no exame.
Desse modo, alunos que não dominam nenhuma das línguas estrangeiras não seriam tão prejudicados.
LÓGICA – Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil e responsável pelo “Guia Prático Novo Enem”, diz acreditar que o Ministério da Educação – MEC vai manter a proposta de não fazer “pegadinhas”, mas, sim, de valorizar o raciocínio lógico.
“A prova deve avaliar se o estudante tem capacidade de continuar aprendendo. Eu apostaria principalmente na interpretação de texto”, revela ele.
Informações de Folha.com
FOTO: reprodução