Um novo espaço, novas vagas e a alegria de toda uma comunidade escolar. Esta, agora, é a realidade na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pica-Pau Amarelo, em novo endereço na Rua Bananal, número 155, no bairro Canudos. O antigo prédio, localizado na Rua Mundo Novo, era constantemente atingido por alagamentos o que deixava professores e pais preocupados em toda situação de chuva.
“Estávamos, desde 2011, lutando para sair da antiga sede, estamos mais seguros neste novo espaço. Anteriormente, vivíamos com medo dos alagamentos que se tornavam cada vez mais constantes. Agora, nos encontramos em uma estrutura apropriada para realizarmos o nosso trabalho, estamos nos adaptando, muito felizes”, declarou a diretora da escola, Vanessa Cristine de Oliveira.
A EMEI proporciona diversas atividades para os alunos, como o Planeta Vivo, ação ligada à prática de respeito ao meio ambiente, a mediação de leitura na biblioteca e o projeto de artes na escola. Atividades com os pais, através da Associação de Pais e Mestres, também são desenvolvidas na instituição.
“Digo que a nova escola é nota dez. Primeiro pela localização, que é muito boa, tenho certeza que este novo espaço será fundamental para o aprendizado da minha filha. Estou muito satisfeita”, destaca Fabiane Friedrich, mãe de uma aluna.
“A Prefeita esteve presente em fevereiro deste ano no dia da enchente que ocorreu na antiga sede, e viu que era grave o problema, quando chovia ficávamos todos em alerta. A prefeitura resolveu rapidamente esta situação. Temos muito o que fazer, mas só de sair de um local de risco, já é uma vitória”, frisou Diego Ferreira, presidente da Associação de Pais e Mestres (APEMEM) da escola.
A nova Pica-Pau Amarelo conta com mais vagas, passando de 32 chegando a 90 em 2018. O prédio, de 641 m², conta com 5 salas de aula, biblioteca, sala de planejamento, sala dos professores, secretaria, quatro banheiros, sendo dois para as crianças, refeitório, cozinha, lavanderia e depósito.
Foto: José Renato Oliveira