Uma campanha diferente. Assim é vista a disputa eleitoral em Estância Velha em 2024. Com a exceção do atual prefeito e que busca a reeleição, Diego Francisco (PSDB), os demais postulantes ao cargo de chefe do Executivo não são nomes tão conhecidos por parte do eleitor. Afinal, nunca disputaram eleições majoritárias na cidade. Casos de Dra. Maria Regina (PL), Rosane Nascimento (PT), Marcos Tunnermann (Republicanos) e Alessandro Gil (PSB).
Chama a atenção que, dentro deste cenário, há um ex-prefeito – Waldir Dilkin (PSDB) – e outros dois ex-candidatos que disputaram contra Diego a prefeitura há 4 anos que tentam uma das nove cadeiras do Legislativo: Carlos Bonne (PDT) e Otávio Luft (PL).
Nos bastidores se comenta justamente que a disputa à Câmara de Vereadores será uma das mais concorridas dos últimos tempos.
LEIA MAIS: Cancelamento de registro de pesquisa faz candidatura atacar instituto
O que se sabe é que duas vagas serão renovadas, pois João Gabriel Dilkin (PSDB) e Gabriele Martins (PDT) decidiram não concorrer este ano.
Os demais buscam permanecer no Legislativo.
Ah, vale lembrar que no pleito de 2020, nenhum vereador da cidade se reelegeu. A atual legislatura foi toda empossada no dia 1º de janeiro de 2021.
O que se vê na TV no horário eleitoral
Morar perto de Porto Alegre, em cidade que não tem canal de TV aberta, nos faz acompanhar a propaganda eleitora gratuita da Capital. E o que vi até agora é acusações e justificativas sobre as cheias de maio, maior da história deste nosso Rio Grande. Em se falando de marketing, o atual prefeito tem nadado de braçada contra seus adversários.
Clima está muito tenso em Campo Bom
Em época de eleições, bom mesmo é Campo Bom. Mas para quem gosta de emoções. Em 2016 teve até carro incendiado e a apuração policial indiciou a “suposta vítima”, que tentava se tornar prefeito, por ter forjado o incidente. Acabou derrotado nas urnas. Neste pleito, chovem denúncias de destruição de material e, agora, de suposto uso da máquina pública. Será que as campanhas não tem nada de interessante para mostrar ao eleitor?
LEIA MAIS: Além das poucas semanas até as eleições, campanhas começam frias