Defesa Civil acompanha as águas de hora em hora, para evitar desastres nas áreas próximas, como residências próximas à foz do arroio Pampa, em Canudos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Defesa Civil de Novo Hamburgo está monitorando o nível do Rio dos Sinos. A elevação das águas atingiu a marca 6,43 metros por volta das 9h30 desta quinta-feira, dia 22.
Leia Mais
Tragédia: Temporal causa destruição na Serra gaúcha
“Vamos verificar de hora em hora, uma vez que a tendência é de que o nível continue subindo, pois choveu muito nas cabeceiras do Sinos”, explica o coordenador da Defesa Civil do município, Claudinei Moyano. Ele revelou ainda que o plano de contingência das águas do Município aponta a marca de 6,70 metros para que casas sejam atingidas em Canudos.
“São residências que ficam próximas ao banhado e a foz do arroio Pampa, se o rio chegar próximo dessa marca é necessário a remoção dessas famílias para um abrigo”, assinala. A medição é realizada por técnicos do Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo na Estação Elevatória de Água Bruta – EAB, que fica na Estrada Leopoldo Petry.
DESLIZAMENTO – Apesar das fortes chuvas da noite de terça-feira, 21, a Defesa Civil de Novo Hamburgo não registrou nenhuma ocorrência grave. Segundo Moyano, somente um deslizamento de terra ocorreu na Rua da Participação, no Loteamento Kephas, bairro Vila Diehl.
“É uma área no fim da rua onde desemboca a rede pluvial, não existem residências, portanto não há risco. Vamos interditar um trecho para a limpeza do local”, aponta Moyano.
Informações de Imprensa da PMNH
FOTO: ilustrativa / stock.xchng