O ex-prefeito Tarcísio Zimmermann (PDT) lidera a pesquisa Vale/Studio para a Prefeitura de Novo Hamburgo, com 26,2% das intenções dos votos dos eleitores. Em segundo lugar está o vereador Gustavo Finck (PP), com 22%. Em terceiro está Tânia da Silva (MDB), com 14,2%. Fufa Azevedo (PT) está com 6,5% e Raizer Ferreira (PSDB) tem 6,3%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiabilidade de 95%.
O levantamento do instituto Studio de Pesquisas foi feito entre os dias 9 e 12 de setembro. Foram ouvidos 600 eleitores a partir dos 16 anos. Do total, 6,3% disse não votar em nenhum dos candidatos, enquanto 18,5% está indeciso ou não respondeu ao questionário, com um intervalo de confiança de 95%. Diferenças na totalização das tabelas decorrem de arredondamentos ou da supressão de não-respostas em tabelas de referências cruzadas.
Se considerarmos apenas os votos válidos (somente os dados aos candidatos), Tarcísio chega aos 34,8%, contra 29,3% de Gustavo Finck. Tânia soma 18,8%, Fufa 8,6% e Raizer 8,4%.
A pesquisa revela ainda que 54,3% dos entrevistados ainda não tem o voto consolidado e pode mudar até o dia da eleição. Para 45,7%, a decisão está tomada.
LEIA TAMBÉM: TRE-RS conclama eleitores a comparecerem às urnas
Rejeição
O levantamento Vale/Studio ainda apura a rejeição dos candidatos, com a pergunta: em qual desses você não vota de jeito nenhum. Dos entrevistados, 37,7% não rejeita nenhum candidato. Tarcísio Zimmermann tem rejeição de 24,5%; Tânia da Silva, 17,2%; Fufa Azevedo, 15,8%; Gustavo Finck, 5%. A menor rejeição é de Raizer Ferreira, 4,3%.
A pesquisa foi encomendada pela Vale TV junto à Studio Pesquisas, dentro do projeto Eleições Cidadãs 2024. Pesquisa registrada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais – PesqEle, sob número RS-09411/2024.
LEIA A EDIÇÃO DO JORNAL O VALE
LEIA TAMBÉM: Campanhas começam a entrar em clima acirrado com denúncias e acusações