Belezas naturais, Natal dos Anjos e uma forte influência da cultura germânica. Há exatos 64 anos, a linda cidade de Dois Irmãos conquistava sua emancipação política e administrativa. Mas vem cá, sabia que essa história começou muito antes de 1959?
Em meados de 1824 os primeiros povos alemães chegavam à Colônia de São Leopoldo. Cerca de um ano depois, em 1825, os colonizadores se espalhavam pelo Estado. Alguns deles, como o lavrador e sapateiro, Pedro Baum, se instalaram nos primeiros degraus da encosta do Planalto Meridional, onde hoje fica a cidade de Dois Irmãos. Mas ainda estamos muito longe desse nome.
A família Baum logo se tornou símbolo daquelas terras que ficaram conhecidas como “Baumschneiss” ou “Baumschneiz”, nomes de origem alemã que podem ser traduzidos como “picada dos Baum.” Terras essas que tiveram os povos viajantes como seus principais colonizadores.
Os ex-náufragos do navio Cecília, que partiu de Bremen em 1827, foram os principais responsáveis por ocupar os 249 lotes da Linha Grande de Dois Irmãos. O veleiro foi surpreendido por uma tempestade no Canal da Mancha e naufragou. Com o acidente, os ex-passageiros do Cecília foram transportados ao Brasil. Vieram ao vale, 305 colonos-imigrantes, que, somados a outros que aguardavam embarque na Praia Grande, totalizaram 342 pessoas. Esses compõem a maior leva de famílias a se fixarem na Baumschneis. Seguindo a tradição dos povos viajantes, foi estabelecido o dia de São Miguel como seu marco fundante. Até hoje é comemorado o Michel Kerb – Kerb de São Miguel.
Com os loteamentos estabelecidos, a família Baum e os colonizadores desbravaram e transformaram a paisagem natural da região. A cidade foi se construindo aos pés dos morros gêmeos que enriqueciam a vista local. Com o tempo, em alusão à paisagem, a localidade ficou conhecida como Dois Irmãos.
Com crescimento demográfico e econômico, a cidade foi passando por mudanças político-administrativas. Até que, em 1857, Dois Irmãos foi transformada em Distrito do município de São Leopoldo e em 1938, foi elevada à categoria de Vila. Então, no dia 10 de setembro de 1959, foi criado o município de Dois Irmãos.