Para aproveitar as confraternizações sem perder a forma e a saúde, especialista dá dicas do que comer e do que evitar.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Você passa o ano todo controlando as calorias e pode pôr tudo a perder na última hora se não evitar os excessos nas festas de fim de ano.
O alerta é da nutricionista Renata Rodrigues, do Instituto Mineiro de Endocrinologia. Para não brigar com a balança depois é preciso tomar alguns cuidados. “É preciso pensar bem no que você vai colocar no prato, apesar de a oferta de alimentos ser muito grande – e de bebida alcoólica também”, aconselha.
Outra orientação é fazer uma refeição leve antes de sair de casa, como frutas, suco natural, biscoitos, barrinha de cereal ou vitamina de frutas com leite – já que o leite dá saciedade. “É importante não chegar ao evento morrendo de fome. Assim, será mais fácil controlar a vontade na hora da ceia”, diz a nutricionista.
Em relação às bebidas, Renata é direta: “Sempre água. Mas se não quiser ficar só na água a noite toda, pode partir para um suco natural, um chá com adoçante, às vezes um refrigerante zero também não tem problema”. No que se refere à bebida alcoólica, ela aconselha a preferência por aquelas que têm menos calorias, como vinho, espumante e saquê.
E os aperitivos, comuns nestas festas? “Nas entradas, é preciso fugir de pão, patê, de antepasto regado à azeite, de mesa de frios. É bom ficar numa boa salada de folhas verdes, tomando cuidado com o molho que você vai colocar.”
“Se exagerar, é só ficar calmo e compensar no dia seguinte, diminuindo a quantidade de pão, de arroz, de feijão, dando prioridade para salada, para fruta, para sopa. E o mais importante: aumentar a atividade física, para queimar as calorias ingeridas em excesso.”
Com informações de portal G1
FOTO: ilustrativa / GettyImages