Nesta terça-feira, 1 de dezembro, todas as unidades de saúde do município estarão recebendo a comunidade para a realização de testes rápidos para diagnóstico do HIV. No Dia Internacional de Combate à Aids, o município vai realizar os testes sob livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento.
Seguindo as orientações e ações do Ministério da Saúde, a rede municipal de saúde explora o slogan “HIV/aids. Se a dúvida acaba, a vida continua”, que tem foco na prevenção e tratamento o mais cedo possível da doença.
Assim, de acordo com a coordenadora técnica do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Simone Gottardo, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da campanha. “É fundamental que as pessoas entendam o apelo da iniciativa, saibam que têm a oportunidade receber diagnóstico e ter acesso ao tratamento”, completa Simone.
Para tornar esta ação possível, todos os trabalhadores envolvidos foram treinados para o Dia D para sensibilizar a população. Nos últimos dias, equipes do SAE visitaram as unidades de saúde para repassar orientações aos funcionários que estarão em contato direto com a comunidade. Depois do Dia D, quem quiser fazer os testes rápidos deverá agendar conforme a rotina de cada serviço nas unidades de saúde.