Economia é de 5% para os proprietários de veículos que aderiram ao pagamento antecipado do IPVA
Encerra-se dia 28 de fevereiro a chance de pagar o IPVA com 5% de desconto, pela antecipação espontânea. Além disso, podem ser beneficiados pelas vantagens da Lei nº 11.400/99, que contempla o “bom motorista”, condutores que não cometeram infrações de trânsito nos últimos dois anos. Quem deixar para pagar à vista o imposto em março recebe desconto de apenas 3%.
Leia também: Último dia de desconto no IPTU
Até o último dia 25, a Secretaria da Fazenda já havia recebido cerca de R$ 353,5 milhões com o pagamento do imposto. Esse valor corresponde ao pagamento de aproximadamente um milhão de veículos, cerca de 42% da frota pagante do imposto do Estado.
A expectativa de arrecadação do IPVA deve chehar a R$ 825 milhões, segundo o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin. Ele estima que a inadimplência deva ficar abaixo de 2%, considerando a média dos últimos seis anos, que é a menor do país. O diretor enfatiza que o IPVA é importante não só para o Estado mas também para os municípios, já que cada ente fica com 50% dos recursos arrecadados com o imposto.
Visando ampliar a parceria com as prefeituras, a Receita Estadual tem no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.rs.gov.br) informações disponíveis sobre a frota pagante de IPVA e das dívidas individualizadas por veículo/município. Grazziotin explica que isso possibilita um melhor controle dos veículos emplacados em cada cidade, inclusive para fins de apoio às operações da fiscalização municipal de trânsito.
O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência, ponto de atendimento ou na internet, nos sites do Banrisul ou Bradesco. Já os clientes do Banco do Brasil podem quitar o IPVA nos terminais de auto-atendimento ou no site da instituição pelo procedimento de débito em conta.