Na manhã de terça-feira, dia 1º, o projeto Defesa Pessoal Elas por Elas teve início na Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A aula inaugural de defesa pessoal, que conta com o professor de jiu-jitsu Márcio Mendonça, foi marcada pela presença de jovens.
O projeto, que agora também vai ocorrer na BACI Kephas, está aberto para mulheres e visa oferecer treinamento para defesa pessoal. As aulas vão ocorrer nas terças-feiras, na BACI Santo Afonso, e nas quintas, na BACI Kephas. Em ambas, o horário será das 10 horas às 11 horas. As aulas estão abertas para mulheres de todas as idades, com acesso livre e sem custo.
De acordo com o diretor da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção à Violência (UGPPV), Daniel Bota, este é um projeto voltado à comunidade com o intuito de empoderar as mulheres na questão do enfrentamento à violência. “Esta é mais uma importante estratégia de enfrentamento à violência contra a mulher em que a UGPPV se articula com a rede de atendimento local”, enfatiza.
Para o coordenador da BACI Santo Afonso, Jeferson Seben, “o projeto é significativo para o bairro e entorno, e é mais um marco de conquista para o movimento de protagonismo das mulheres. Na aula inaugural, sobressaiu-se a presença de jovens, o que indica uma mudança de perspectiva de futuro”.
Foto: Divulgação/PMNH