Realização de mamografias no Centro de Imagens de Novo Hamburgo cresceu 72% em 2006
As hamburguenses deram uma aula em matéria de cuidados com a saúde no ano passado. O Centro de Imagens de Novo Hamburgo teve um incremento de 72% na realização de mamografias (procedimento que detecta o câncer de mama). Na comparação, foram realizados 4.900 exames em 2006 e 2.845 em 2005.
Segundo o secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Raul Weber, o impulso se dá pelo aumento de investimento e principalmente pelo maior número de profissionais. “Antes tínhamos apenas um mastologista, agora contamos com três. Não tem como atender a uma grande demanda sem um número mínimo de profissionais qualificados”, afirma.
Em 2006, a média mensal de atendimentos foi de 409, o que diminuiu a fila de espera, que já superava a barreira das duas mil mulheres. “Agora o médico pede o exame para a paciente e no máximo em 15 dias ela já foi atendida e está com o resultado em mãos”, destaca a coordenadora do Centro de Imagens, Flávia Trevisan.
Apesar dos números serem satisfatórios, o atendimento deverá sofrer alterações para ser aperfeiçoado em 2007. Isto porque, atualmente, o procedimento exige muito vai-e-vem das pacientes, já que o Centro de Imagens funciona junto ao Hospital Municipal (bairro Operário), o Pronto Atendimento, no Centro; o Centro de Especialidades, em Hamburgo Velho e a Central de Marcações, no bairro Canudos.
“A partir do segundo semestre o Centro de Imagens, Especialidades e a Central de Marcações ficarão todos em um mesmo lugar, facilitando o atendimento, que será centralizado”, garante Weber. A intenção é usar o prédio que abrigava o Fórum, na rua 3 de Outubro, bairro Pátria Nova, para fixar o atendimento.
O que é a mamografia?
A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las.
De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida. Fonte: www.cancerdemama.com.br