Ministério da Saúde lança campanha para atualizar caderneta de vacinação. Tuberculose e hepatite B estão entre as doses que serão distribuídas. Medida será realizada entres os dias 24 e 30 de agosto.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Foi lançada nesta quinta-feira, dia 15, a campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação infantil. Realizada pelo Ministério da Saúde, crianças de até cinco anos terão entre os dias 24 a 30 de agosto para irem até os postos do Sistema Único de Saúde – SUS para verificar se há alguma que esteja atrasada.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, destacou a importância de manter atualizado o esquema vacinal das crianças, a fim de que sejam reduzidas as probabilidades de contrair doenças que podem ser evitadas.
“Tuberculose, hepatite B, pentavalente e rotavírus são algumas das vacinas que estarão disponíveis”, afirma Barbosa “Lembrando que serão ofertadas todas as vacinas que compõem o calendário básico da criança. Algumas delas só são efetivas quando tomadas duas ou três doses.”
O secretário acrescentou que “crianças de seis meses até cinco anos de municípios prioritários do Brasil Sem Miséria também receberão suplemento da vitamina A”.
O Programa Nacional de Imunização – PNI disponibiliza atualmente 24 vacinas para a imunização, tanto de crianças, quanto de adultos. O orçamento do PNI neste ano, conforme informa Jarbas Barbosa, ultrapassa os dois bilhões de reais, número oito vezes maior comparado com 10 anos atrás.
Informações de Portal R7
FOTO: ilustrativa / saudebrasilnet.com.br